Monna Lisa

7 maneiras eficazes de ensinar educação financeira para crianças

Falando em bons hábitos financeiros, aqui estão 7 maneiras eficazes de ensinar Educação financeira às crianças. Isso, por sua vez, ajuda seus filhos a se tornarem adultos financeiramente responsáveis.

Educação financeira para crianças

1. Ensine independência e responsabilidade a seus filhos por meio de tarefas domésticas

As tarefas domésticas desempenharam um papel importante em ensinar independência e responsabilidade aos meus filhos, embora a conclusão das tarefas não esteja vinculada à mesada.

As crianças precisam ser responsáveis ​​por arrumar a cama, limpar o quarto, arrumar a mesa do jantar e guardar a roupa no final da noite.

As tarefas domésticas ensinam às crianças a entender o que é ter responsabilidades e ser proativo. Embora muitas vezes reclamem do trabalho, mais tarde agradecerão por dar-lhes as habilidades de que precisam para viver de forma independente.

2. Abra uma conta poupança para seu filho e acompanhe o processo.

Nada melhor para ensinar educação financeira para as crianças do que fazê-las administrar seu próprio dinheiro. De às crianças uma mesada a partir dos seis/sete anos. Assuma o compromisso de pagá-lo todas as semanas até por volta dos 12 anos e depois mensalmente. Ao mostrar a seus filhos como abrir contas, fazer depósitos e administrar suas economias, você pode fornecer a eles uma valiosa educação financeira. Os pais podem tornar uma regra doméstica que as economias permaneçam intactas, desde que ofereçam uma oportunidade valiosa para seu proprietário. A poupança inclui pagamentos e outras receitas, incluindo doações. Seus filhos, por sua vez, um dia ficarão surpresos com as portas que suas economias abrirão para eles.

3. Eduque seus filhos sobre conceitos financeiros

Todos os dias no “Women’s Business Development Council”, percebemos o empoderamento das mulheres por meio da educação. Simplificando, conhecimento é poder e capacita seus filhos a fazer escolhas e seguir seus sonhos. Portanto, mostre a seus filhos que aprender sobre dinheiro e finanças é uma parte importante de um futuro de sucesso. Faça da educação uma prioridade como responsável da criança, definindo expectativas e comemorando o sucesso educacional. As crianças aprendem pelo exemplo e pela observação.

Abra uma poupança universitária o quanto antes, pois ela faz parte da educação financeira de seus filhos. Explore bolsas de estudo e aproveite os programas extracurriculares acessíveis de enriquecimento e orientação. Envolva seus filhos no processo, pois isso os ajuda a desenvolver sua confiança financeira.

4. Use recursos divertidos para ensinar as crianças sobre alfabetização financeira

Torne a experiência divertida ao ensinar educação financeira para seus filhos. Desfrute de atividades divertidas, jogos e livros sobre dinheiro para crianças.

Faça reuniões financeiras semanais ou uma discussão semanal sobre dinheiro. Você pode até pedir que eles tenham ótimas ideias de negócios para crianças! A ideia é tornar a conversa e o dinheiro uma experiência agradável para seus filhos.

Precisa de ideias? Confira nosso curso gratuito sobre como ensinar hábitos financeiros saudáveis ​​aos seus filhos.

Happy family spending halloween together

5. Ensine a seus filhos o poder de investir

Quando se trata de construir riqueza, investir é uma forma de aumentar o dinheiro. E ao ensinar desde cedo a seus filhos como funciona o investimento, você pode prepará-los para um sucesso incrível. Começar cedo os ajuda a colher os benefícios de seus investimentos, valorização, dividendos e muito mais. A melhor maneira de aprender algo geralmente é através da experiência, então invista uma pequena quantia em seus filhos. $ 50/$100 é um bom lugar para começar. Depois mostre-lhes como o dinheiro cresce e explique o que acontecerá se continuarem a poupar e a investir. À medida que envelhece, aumente esse valor com suas próprias economias. Então eles veem quanto dinheiro ganham! Uma das melhores atividades de investimento e alfabetização financeira para alunos do ensino fundamental começa com a entrega de fichas ou moedas às crianças. Dê-lhes uma pequena quantia e explique que, se investirem, receberão mais tokens com o tempo. Ilustre isso aumentando seu valor para contabilizar os juros compostos. À medida que envelhecem, você também pode contabilizar os aumentos no investimento retirando algumas moedas e adicionando mais. Você pode ser criativo com isso; o mais importante é mostrar a eles como funciona o investimento usando algo tangível.

6. Desafie os estereótipos de gênero

Quando se trata da educação financeira das crianças, é importante que não caiam em estereótipos desagradáveis. Às vezes, as meninas podem ser encorajadas a praticar habilidades de criação em vez de potencial de ganhos. E o problema ainda existe de as mulheres ganharem menos dinheiro por vários motivos.

Mas quem disse que as meninas não têm um potencial de ganhos incrível? Ajude as meninas a alcançarem seus objetivos e conte-lhes sobre seu desejo de ganhar dinheiro. Ensine-os a assumir o controle e a fazer a diferença, trabalhando em direção às metas e objetivos nos quais acreditam. Quer você seja professor em sala de aula ou participe de um clube de ciências, ajude-os a ver do que são capazes. Ensinar isso os ajuda a compreender que podem cuidar dos outros com seus bens. Eles podem usá-lo para investir em suas famílias, comunidades e causas que apoiam.

7. Aproveite sua aldeia para criar filhos financeiramente inteligentes

A última estratégia é para você. Criar os filhos é um trabalho árduo e não deve ser feito sozinho. Crie um sistema de apoio confiável para ajudá-lo a atingir seus objetivos ao ensinar seus filhos. Um sistema de apoio deve incluir mentores e outras pessoas de sucesso em sua vida que possam ensinar seus filhos sobre vida inteligente e educação financeira.

A confiança financeira é uma das lições mais importantes e duradouras que você pode ensinar aos seus filhos. Com educação e competências, uma perspetiva mais ampla e apoio de outros, os seus filhos podem explorar os seus sonhos. Eles aprendem sobre o seu mundo e ajudam a criar mudanças que capacitam e inspiram outros a fazer o mesmo.

Educação financeira para crianças é importante!

A educação financeira dos filhos e as suas poupanças infantis acabam por evoluir para proporcionar oportunidades que de outra forma não teriam tido. Por exemplo, a oportunidade de estudar no exterior, fazer extensas viagens internacionais e receber uma renda de um ano enquanto espera pelo emprego dos seus sonhos em uma nova cidade. A sua confiança permite-lhes fazer boas escolhas porque as suas poupanças pessoais têm sido uma fonte de independência. Não subestime a diferença que a educação financeira para crianças pode fazer no mundo. Use essas ideias e jogos para ensinar alfabetização financeira aos seus filhos. Se você quiser saber mais sobre noções básicas de dinheiro, confira nosso Instagram Monna Lisa Moreno, eu trago conteúdo diários, informações sobre meus cursos e muito mais.

Picture of Monna Lisa Moreno

Monna Lisa Moreno

Graduada em pedagogia com especialização em psicopedagogia porque eu sempre acreditei na transformação que a educação pode proporcionar. Meu trabalho como educadora, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, me motivou a buscar novos conhecimentos e aperfeiçoar em diferentes técnicas para garantir o máximo desenvolvimento dos alunos.

Saiba mais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *